Pular para o conteúdo principal

Povoamento da América

Teoria do Povoamento pelo Estreito de Bering


Esta teoria foi proposta inicialmente no ano de 1590 d.C. por José de Acosta e passou a ser aceita em 1930. Tal hipótese tornou-se aceita cientificamente entre os anos de 1928 e 1937, quando foram encontrados, em escavações arqueológicas nas proximidades da cidade de Clovis (Novo México), nos Estados Unidosartefatos do mesmo tipo dos anteriormente descobertos na região da Beríngia. Atualmente, é consenso entre os especialistas que, durante a última era glacial, a concentração de gelo nos continentes fez descer o nível dos oceanos em pelo menos 120 metros. Esta descida provocou, em vários pontos do planeta, o aparecimento de diversas conexões terrestres, como, por exemploː Austrália-Tasmânia com Nova Guiné; Filipinas e IndonésiaJapão e Coreia.
Um destes lugares foi a Beríngia, nome que recebe a região que divide a Ásia da América. É nesta área que ambos os continentes se conectam. Devido a sua baixa profundidade (entre 30 e 50 metros), o nível baixo do mar colocou, a descoberto, um amplo território que alcançou 1 500 quilômetros, unindo as terras da Sibéria e do Alasca, aproximadamente 40 000 anos atrás.
Em sentido diverso à teoria Clóvis, que afirma que os seres humanos chegaram ao continente americano só depois de 11 500 anos atrás, arqueólogos descobriram, em escavações em Monte Verde (Chile), ossos que demostraram que os humanos ocuparam a América do Sul entre 14 500 e 18 500 anos atrás.

Teoria do povoamento pelo Oceano Pacífico


Walter Neves, um antropólogo evolucionário da Universidade de São Paulo, desenvolveu ao longo de vinte anos, a teoria que defende que o continente americano foi colonizado por duas ondas de Homo sapiens vindos da Ásia. A primeira onda de migração se acredita ter chegado cerca de 14 mil anos atrás e tinha sido composta por indivíduos com morfologia não mongoloide, semelhante à dos Aborígenes e aos africanos, de morfologia negroide. Esta primeira onda não deixou qualquer descendente. A segunda onda migratória se acredita ter chegado no continente cerca de 12 mil anos atrás, e os membros deste grupo tinham as características físicas dos asiáticos, de quem os modernos povos indígenas possivelmente derivam. Entretanto, em 2013 pesquisadores desenterraram instrumentos de pedra provando que os seres humanos alcançaram o que é hoje o nordeste do Brasil há aproximadamente 22 mil anos atrás. Uma investigação mais aprofundada e a medição de centenas de crânios da Serra da Capivara, incluindo o mais antigo, de uma jovem mulher que foi chamada de Luzia, levou Neves e outros arqueólogos a especularem uma incrível viagem por mar, da Austrália para o Brasil, que não teria sido realizada com conhecimento de rotas, mas por acidente. Niède Guidon, arqueóloga brasileira, pioneira das escavações, afirmou, há mais de duas décadas, que sua equipe tinha encontrado evidências na forma de carvão vegetal, a partir dos restos de uma fogueira, que os seres humanos tinham vivido na Serra da Capivara há cerca de 48 000 anos atrás.
Neves, no entanto, em entrevista ao Le Monde Diplomatique explica que não imaginou uma viagem direta, mas uma migração, que poderia inclusive ser pelo Alasca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fontes Históricas

Fontes Históricas ''Fontes históricas  são os documentos que o historiador utiliza para recontar fatos passados, reconstruir a história. Essas  fontes  podem ser visuais, materiais, escritas e orais. As  fontes  visuais são aquelas cujas informações estão nas pinturas, fotos, quadros, gravuras ou filmes.'' Iconográficas Fontes iconográficas ou fontes visuais, s ão imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade e outros, sempre significantes como fontes históricas informativas de épocas, pessoas e das sociedades que as criaram. Referente a pinturas, é possível identificar muitos aspectos do dia a dia, como cenas da cidade e rurais, trabalho escravo e vestuário, dentre outros. Materiais Fontes materiais  são fontes que podemos tocar, como esculturas, peças em artesanato, etc. São vestígios que o ser humano deixa para trás, objetos com significados. Um exemplo de fonte material são os fosseis de dinossauros . Escritas...

Sítios Arqueológicos no Brasil

Sítios  Arqueológicos no Brasil Um sítio arqueológico é um local onde é possível encontrar evidências de atividades humanas, tais como pinturas rupestres, construções antigas, túmulos e artefatos que simbolizam e representam determinado momento histórico da região. Existem sítios arqueológicos em todas as partes do mundo e no Brasil não é diferente. Principais sítios arqueológicos do Brasil Parque Nacional da Serra da Capivara — São Raimundo Nonato (Piauí) Parque Nacional do Catimbau — Buíque, Tupanatinga e Ibimirim (Pernambuco) Parque Arqueológico do Solstício — Calçoene (Amapá) Sítio Arqueológico Pedra Pintada — Pacaraima (Roraima) Sítio Arqueológico São João Batista — Entre-Ijuís (Rio Grande do Sul) Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade — Apodi (Rio Grande do Norte)

Pré-História

Paleolítico : a pré - história começa por volta de 5,5 milhões de anos a.C O ser humano nessa época era nômade,  pois eles necessitavam dá caça. Nesse período os hominídeos registravam acontecimentos nas paredes de cavernas , também descobriram o fogo o que foi de grande ajuda na sua evolução Neolítico : o período neolítico teve início por volta de 10.000 a.C . O homem começou a doméstica os animais ,  a produzir novas  armas de caça ,  também começaram a prática do cultivo de grãos. Com isso teve a revolução agrícola​. Idade dos Metais : O último período dá pré - história foi a Idade dos Metais , nesse período o ser humano começou a produzir ferramentas de metais que com a ajuda do fogo que eles começaram a ter o domínio dá fusão de metais . Que foi uma grande descoberta na evolução do ser humano Se deu o fim dá pré - história com o a Escrita