Fontes Históricas
''Fontes históricas são os documentos que o historiador utiliza para recontar fatos passados, reconstruir a história. Essas fontes podem ser visuais, materiais, escritas e orais. As fontes visuais são aquelas cujas informações estão nas pinturas, fotos, quadros, gravuras ou filmes.''
Iconográficas
Fontes iconográficas ou fontes visuais, são imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade e outros, sempre significantes como fontes históricas informativas de épocas, pessoas e das sociedades que as criaram. Referente a pinturas, é possível identificar muitos aspectos do dia a dia, como cenas da cidade e rurais, trabalho escravo e vestuário, dentre outros.
Materiais
Fontes materiais são fontes que podemos tocar, como esculturas, peças em artesanato, etc. São vestígios que o ser humano deixa para trás, objetos com significados. Um exemplo de fonte material são os fosseis de dinossauros.
Escritas
Fontes escritas e documentais: Livros, documentos, papiros, pergaminhos, testamentos e até mesmo escrita em pedras ou blocos de argila como a escrita cuneiforme dos povos Sumerios. As fontes escritas (cartas, discursos, leis, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado.
Orais
A fonte oral é o modo de pesquisa que faz uso da voz, coletadas por meio de entrevista oral gravada, em diferentes modalidades. Começou a ser utilizada a partir dos anos 1950, com a criação e difusão do gravador a fita na Europa, América do Norte e América Central por historiadores, antropólogos, cientistas políticos, sociólogos, pedagogos, teóricos da literatura, psicólogos e outros profissionais que adquirem relatos orais como fontes para a compreensão do passado, ao lado de outros documentos, como fotografias e documentos escritos.
Comentários
Postar um comentário